EDUCAÇÃO ORIENTAL
Maria Sílvia
Bacila Winkeler
História da
Educação
Ligada a povos já
“civilizados”;
Tornou-se intencional.
Transição da sociedade
primitiva para os primeiros estágios da civilização
Caracteriza-se pelos
seguintes aspectos:
Substituição da organização
genética da sociedade por uma organização política.
- Org. genética – baseia-se na família;
- Org. política – baseia-se na individualidade.
Formação de uma linguagem
escrita e de uma literatura.
A ESCRITA SISTEMATIZADA –
associada à organização social – conduziu à criação de escolas com a figura do
“mestre”.
EDUCAÇÃO CHINESA
·
A história da China tem mais de
dez mil anos.
·
Calcula-se
a existência de mais de 25 mil ideogramas chineses;
·
Os
nove livros sagrados utilizados como material educativo chinês contém menos de
5 mil ideogramas;
·
Livros
sagrados – obras de CONFÚCIO e seus discípulos.
TEXTO DE CONFÚCIO:
“Os filhos a serviço dos
pais, ao primeiro canto do galo, devem lavar as mãos, enxugar a boca,
pentear-se, por em cima do cabelo o lenço de seda, firmá-lo com alfinete,
amarrar o cabelo com a fita, escovar o que fica no ar, então colocar o
barbante, deixando pendurados os extremos das tranças”.
(MÜLLER. Sacred books of the east. V.
37. p. 449, Apud MONROE, P. Op. Cit., p. 14)
CONTEÚDO DAS ESCOLAS CHINESAS:
Os alunos aprendiam a:
Dominar as formas de
linguagem:
Decoravam os textos
sagrados;
Decoravam os ideogramas.
ORDEM:
1º DECORAR;
2º DECORAR;
3º DECORAR.
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
CHINESA
Em todas as aldeias havia
escolas elementares.
Funcionavam em salas de
casas particulares, templos, edifícios públicos.
Eram mantidas pelas
contribuições dos alunos e ações voluntárias de associações.
Dias letivos – longos e
duravam o ano todo.
Pequeno nº de crianças
frequentava e pouquíssimas ultrapassavam o grau elementar (um vigésimo).
Os exames – ASPECTO CENTRAL.
Por seu intermédio eram
escolhidos TODOS os funcionários públicos.
Consistiam na REDAÇÃO em
prosa e verso dos temas das escrituras sagradas.
Os alunos podiam alcançar os
seguintes graus:
Talento florido;
Homem promovido;
Completo erudito;
Apto para o cargo.
EDUCAÇÃO HINDU:
Não difere muito da chinesa.
Diferença deve-se ao sistema
de castas.
São 4:
- Os BRÂMANES ou SACERDOTES – classe que “fornece” TODOS os PROFESSORES e “controla” TODA a LEGISLAÇÃO (Educação literária superior exclusiva – escrituras sagradas);
- Os XÁTRIAS – generais – classe militar;
- Os VAICIAS – classe industrial;
- Os SUDRAS – Classe servil.
XÁTRIAS,
VAICIAS E SUDRAS - Recebiam educação da classe superior.
Os
PÁRIAS eram considerados FORA DE CASTA. Não recebiam educação formal.
EDUCAÇÃO JUDAICA:
Diferem dos demais povos
orientais: DERAM MAIS OPORTUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE.
“Enquanto as outras
civilizações não destacavam a individualidade, por estarem seus membros mergulhados nas práticas coletivas, os hebreus
desenvolveram uma nova ética voltada para os valores da pessoa: os mandamentos
são um apelo ao ser humano interior” (ARANHA, 2006, p. 49).
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
HEBRAICA:
Não foram tão organizados
quanto os chineses, pois não chegaram a possuir escolas para o povo.
TODA instrução ministrada
pelos ESCRIBAS e SACERDOTES era centralizada na BÍBLIA e no TALMUDE.
O Talmude (em hebraico: תַּלְמוּד,
Talmud) é um livro Sagrado dos judeus, um registro das discussões rabínicas
que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo. É um texto central
para o judaísmo rabínico.
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