domingo, 23 de agosto de 2015

Educação Oriental_Maria Sílvia Bacila Winkeler_História da Educação

EDUCAÇÃO ORIENTAL

Maria Sílvia Bacila Winkeler
História da Educação

Ligada a povos já “civilizados”;
Tornou-se intencional.
Transição da sociedade primitiva para os primeiros estágios da civilização
Caracteriza-se pelos seguintes aspectos:
Substituição da organização genética da sociedade por uma organização política.
  •  Org. genética – baseia-se na família;
  • Org. política – baseia-se na individualidade.

Formação de uma linguagem escrita e de uma literatura.
A ESCRITA SISTEMATIZADA – associada à organização social – conduziu à criação de escolas com a figura do “mestre”.
EDUCAÇÃO CHINESA
·        A história da China tem mais de dez mil anos.
·        Calcula-se a existência de mais de 25 mil ideogramas chineses;
·        Os nove livros sagrados utilizados como material educativo chinês contém menos de 5 mil ideogramas;
·        Livros sagrados – obras de CONFÚCIO e seus discípulos.
TEXTO DE CONFÚCIO:
“Os filhos a serviço dos pais, ao primeiro canto do galo, devem lavar as mãos, enxugar a boca, pentear-se, por em cima do cabelo o lenço de seda, firmá-lo com alfinete, amarrar o cabelo com a fita, escovar o que fica no ar, então colocar o barbante, deixando pendurados os extremos das tranças”.
(MÜLLER. Sacred books of the east. V. 37. p. 449, Apud MONROE, P. Op. Cit., p. 14)
CONTEÚDO DAS ESCOLAS CHINESAS:
Os alunos aprendiam a:
Dominar as formas de linguagem:
Decoravam os textos sagrados;
Decoravam os ideogramas.
ORDEM:
1º DECORAR;
2º DECORAR;
3º DECORAR.
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CHINESA
Em todas as aldeias havia escolas elementares.
Funcionavam em salas de casas particulares, templos, edifícios públicos.
Eram mantidas pelas contribuições dos alunos e ações voluntárias de associações.
Dias letivos – longos e duravam o ano todo.
Pequeno nº de crianças frequentava e pouquíssimas ultrapassavam o grau elementar (um vigésimo).
Os exames – ASPECTO CENTRAL.
Por seu intermédio eram escolhidos TODOS os funcionários públicos.
Consistiam na REDAÇÃO em prosa e verso dos temas das escrituras sagradas.
Os alunos podiam alcançar os seguintes graus:
Talento florido;
Homem promovido;
Completo erudito;
Apto para o cargo.
EDUCAÇÃO HINDU:
Não difere muito da chinesa.
Diferença deve-se ao sistema de castas.
São 4:
  1. Os BRÂMANES ou SACERDOTES – classe que “fornece” TODOS os PROFESSORES e “controla” TODA a LEGISLAÇÃO (Educação literária superior exclusiva – escrituras sagradas);
  2. Os XÁTRIAS – generais – classe militar;
  3.  Os VAICIAS – classe industrial;
  4.  Os SUDRAS – Classe servil.

XÁTRIAS, VAICIAS E SUDRAS - Recebiam educação da classe superior.
Os PÁRIAS eram considerados FORA DE CASTA. Não recebiam educação formal.
EDUCAÇÃO JUDAICA:
Diferem dos demais povos orientais: DERAM MAIS OPORTUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE.
“Enquanto as outras civilizações não destacavam a individualidade, por estarem seus membros mergulhados  nas práticas coletivas, os hebreus desenvolveram uma nova ética voltada para os valores da pessoa: os mandamentos são um apelo ao ser humano interior” (ARANHA, 2006, p. 49).
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO HEBRAICA:
Não foram tão organizados quanto os chineses, pois não chegaram a possuir escolas para o povo.
TODA instrução ministrada pelos ESCRIBAS e SACERDOTES era centralizada na BÍBLIA e no TALMUDE.

O Talmude (em hebraico: תַּלְמוּד, Talmud) é um livro Sagrado dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo. É um texto central para o judaísmo rabínico.




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