GESTÃO EDUCACIONAL
Por:
Maria Sílvia Bacila Winkeler
Base:
Lück, Heloísa. Gestão educacional.
Petrópolis: Vozes, 2011.
§ Para Lück
(2011) houve uma mudança paradigmática, sobretudo a parir da década de 1990.
§ É um
conceito que foi reconhecido como base para a organização dos processos
educacionais e mobilização das pessoas voltadas para o desenvolvimento e
melhoria da qualidade do ensino que se oferece.
§ Condição:
§ Que os
gestores preparem-se para o exercício de seu papel:
ú Aproveitando
a EXPERIÊNCIA para construir conhecimentos sobre sua prática;
ú Contribuindo
para a melhoria do trabalho dos demais gestores.
§ O conceito
de GESTÃO - Para Lück (2011, p. 34),
“O conceito de gestão resulta de um
novo entendimento a respeito da condução dos destinos das organizações, que
leva em consideração o todo em relação com as suas partes e destas entre si”.
§ Com essa
perspectiva, a mudança de paradigma na gestão estabelece uma alteração
do enfoque de administração para o de gestão.
Promovendo:
§ Mobilização,
organização e articulação do desempenho humano e promoção de uma sinergia
coletiva.
§ Conceito de
GESTÃO EDUCACIONAL para Lück (2011, p. 35-36)
“Gestão educacional corresponde ao
processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação
das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais
públicas, para implementação das políticas educacionais e projetos pedagógicos
das escolas, compromissado com os princípios da democracia e com
os métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional
autônomo, de participação e compartilhamento, autocontrole e
transparência”.
§ Lück (2011)
aponta para 6 aspectos gerais dessa transformação.
1. Da ótica fragmentada para a ótica organizada
pela visão de conjunto
§ A
fragmentação tem produzido a geração de unidades de ação artificialmente independentes e autônomas que atuam
isoladamente.
§ Considerando
Morin (1987),
§ A realidade
é unitária e sistêmica, constituída pelas contínuas e dinâmicas inter-relações
entre componentes e indivíduos, os elementos, e os acontecimentos, as ações e
as dimensões de uma mesma realidade se tornam componentes de um conjunto, pelo
seu processo inter-relacional, formando uma reciprocidade circular entre eles.
2. Da delimitação de responsabilidade para sua
expansão
§ Uma das
tendências é jogar a responsabilidade sobre os outros.
§ Família,
alunos, sistema...
§ Senge
(1992, p. 29) sugere:
§ “Quando os
membros de uma organização concentram-se apenas em sua função, eles não se
sentem responsáveis pelos resultados quando todas as funções atuam em
conjunto”.
3. Da centralização da autoridade para a
descentralização
§ Modelo de
administração que preconiza o distanciamento entre os que formulam políticas e
programas e os que executam.
4. Da ação episódica por eventos para o processo
dinâmico, contínuo e global.
§ Realização
de ações episódicas revela falta de visão de conjunto.
§ Amir
Klink (1993): “Pense grande e aja no pequeno”.
5. Da burocratização e da hierarquização para a
coordenação e horizontalização
§ Burocratização
– passa a ser considerada um valor em si mesma.
§ Função
acima da ação.
6. Da ação individual para a coletiva
§ “O processo
educacional se assenta sobre o relacionamento de pessoas orientado por uma
concepção de ação conjunta e interativa” (LÜCK, 2011, p. 98).
§ O que
existe é uma DINÂMICA INTERATIVA entre ambas, por vezes marcadas por TENSÕES.
§ “Pode-se
afirmar que ambas estão certas e são úteis na perspectiva apropriada (FERGUSON,
1993).
§ Mudança de
PARADIGMA de ADM para GESTÃO.
§ Concluindo
§ Na mudança
paradigmática, o que ocorre não é uma substituição de um enfoque por outro,
pois na medida em que isso seja
feito, nega-se uma dimensão da
realidade, mesmo que limitada, por outra que, pelo enfoque da substituição, se
torna igualmente limitada.
§ A gestão,
em vista disso, se assenta sobre bons procedimentos de administração bem
resolvidos e os supera mediante ações de sentido mais amplo.
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