• ROUSSEAU
- Jean-Jacques Rousseau – nasceu em Genebra, 28 de Junho de 1712
- faleceu na França, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico
político, escritor e compositor autodidata suíço.
• É
considerado um dos principais filósofos do iluminismo e do Movimento
Naturalista.
• Biografia
– Rousseau (1712-1778)
• Nasceu
protestante, tornou-se católico e retornou ao protestantismo.
• Perdeu
a mãe ao nascer e foi educado por um pastor protestante na Suíça. Em Genebra exerceu vários ofícios,
entre eles o de gravador. Foi ainda professor de música em Lausanne (também na
Suíça).
• Viveu
em Paris por volta dos anos 1740 e colaborou com a Enciclopédia de Diderot e
D’Alembert.
• Em
1749, a Academia de Dijon propôs um prêmio para quem respondesse à seguinte
questão: "O estabelecimento das ciências e das artes terá contribuído para
aprimorar os costumes?" - PRÊMIO. Várias obras...
• Biografia
– Rousseau (1712-1778)
• Obras:
O contrato social – obra que inspirou a Revolução Francesa (1789-1799).
• Obra:
Emílio ou Da Educação


• Final
da vida: complexo de perseguição e loucura.
• Contribuições
• Pedagogia
de Rousseau representou a primeira tentativa radical e apaixonada de
oposição à pedagogia da essência e de
criação de perspectivas para uma pedagogia da existência.


• Contribuições
• Rousseau
via o jovem como um ser integral, e não uma pessoa incompleta, e intuiu na
infância várias fases de desenvolvimento, sobretudo cognitivo.
• Foi
um precursor da pedagogia de Maria Montessori (1870-1952) e John Dewey
(1859-1952).
• Johann
Heinrich Pestalozzi (Zurique, 12 de janeiro de 1746 — Brugg, 17 de
fevereiro de 1827)
• Foi
um pedagogista suíço e educador pioneiro da reforma educacional.
• Biografia
– Pestalozzi (1746-1827)
• Desde
os tempos de estudante participou de movimento de reforma política e social.
• Em
1774 fundou um orfanato onde tentou ensinar rudimentos da agricultura e do
comércio aos órfãos, porém a inciativa fracassou.
• Publicou
um romance – LEONARDO E GERTRUDES – delineava suas ideias de reforma política,
moral e social.
• Biografia
– Pestalozzi (1746-1827)
• Em
1805 fundou o famoso Internato de YVERDON.
Funcionou
durante 20 anos.
Frequentado
por estudantesde toda a Europa.
• Contribuições
de Yverdon
• Segundo
Silva e Vieira (2014),
• Instituto
Pestalozzi, criado em Curitiba, em 1943, pelo intelectual paranaense Erasmo
Pilotto (1910-1992). Considerado pela história da educação no Paraná como um
dos principais interlocutores do Movimento pela Escola Nova no Estado, Pilotto
teve suas concepções educacionais pautadas por autores como: Montessori e
Peslatozzi, que resignificados o levaram a uma concepção de educação que teve
na arte e na cultura seu princípio formativo.
• O
Instituto Pestalozzi funcionou na Rua Comendador Araújo, 341, Curitiba, no
período de 1943 a 1945.
• Johann
Friedrich Herbart nasceu na Alemanha, em 4 de maio de 1776 — faleceu em 11
de agosto de 1841.
• Filósofo,
teórico da educação e psicólogo alemão do século XIX inaugurou a análise
sistemática da educação e mostrou a importância da psicologia na teorização do
ensino.
• Biografia
- Herbart (1776 – 1841)
Aos
18 anos, já era aluno do filósofo Johann Fichte (1762-1814) na Universidade de
Jena. Fichte
foi um filósofo alemão que desenvolveu seus escritos a partir dos estudos de
Kant (1724-1804). Pode-se dizer que sua obra é uma ponte entre Kant e Hegel
(1770-1831). Interessou-se amplamente pela subjetividade.
Logo
em seguida, trabalhou durante quatro anos como professor particular na Suíça,
período em que ficou amigo do educador Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).
Tornou-se
professor na Universidade de Göttingen em 1802.
Seis
anos depois, assumiu a cátedra deixada por Immanuel Kant (1724-1804) em
Königsberg, onde lecionou até 1833, quando reassumiu o posto de professor de
filosofia em Göttingen.
Posteriormente
fundou um seminário pedagógico com uma escola de aplicação e um internato.
Dos
estudos mais importantes foi chegar a um esboço da Pedagogia.
• Contribuições:
• A
pedagogia foi formulada pela primeira vez como uma ciência, de maneira
abrangente e sistemática, com fins claros e meios definidos.
• A
estrutura teórica se baseia numa filosofia do funcionamento da mente, o que a
torna duplamente pioneira:


• Caráter
científico
• A
doutrina pedagógica, para ser realmente científica, precisa ser comprovada
experimentalmente - uma premissa do filósofo Immanuel Kant (1724-1804) que ele
desenvolveu.
• Surgiram
as escolas de aplicação, que conhecemos até hoje. Elas respondem à necessidade
de alimentar a teoria com a prática e vice-versa, num processo de atualização e
aperfeiçoamento constantes.
• Psicologia
como eixo
• A
mente funciona com base em representações - que podem ser imagens, ideias ou
qualquer outro tipo de manifestação psíquica isolada.
• Contribuições:
• Sugeriu
que cada lição obedecesse a fases estabelecidas ou a passos formais.
• O
alemão Friedrich Froebel (1782-1852) foi um dos primeiros educadores a
considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na
formação das pessoas.
• Biografia
– Froebel (1782-1852)
• Filho
de um pastor protestante, Friedrich Froebel nasceu no sudeste da Alemanha, em
1782. Nove meses depois de seu nascimento, sua mãe faleceu.
• Adotado
por um tio, viveu uma infância solitária, em que se empenhou em aprender
matemática e linguagem e a explorar as florestas perto de onde morava.
• Após
cursar informalmente algumas matérias na Universidade de Jena, tornou-se
professor e ainda jovem fez uma visita à escola do pedagogo Johann Heinrich
Pestalozzi (1746-1827), em Yverdon, na Suíça.
• Em
1811, foi convocado a lutar nas guerras napoleônicas.
• Fundou
sua primeira escola em 1816, na cidade alemã de Griesheim. Dois anos depois, a
escola foi transferida para Keilhau, onde Froebel pôs em prática suas teorias
pedagógicas.
• Biografia
– Froebel (1782-1852)
• Em
1826, publicou seu livro mais importante, A Educação do Homem.
• Em
seguida, foi morar na Suíça, onde treinou professores e dirigiu um
orfanato.
• Todas
essas experiências serviram de inspiração para que ele fundasse o primeiro jardim
de infância , na cidade alemã de Blankenburg.
• Paralelamente,
administrou uma gráfica que imprimiu instruções de brincadeiras e canções para
serem aplicadas em escolas e em casa.
• Biografia
– Froebel (1782-1852)
• Em
1851, confundindo Froebel com um sobrinho esquerdista, o governo da Prússia
proibiu as atividades dos jardins de infância .
• O
educador morreu no ano seguinte.
• Os
jardins de infância rapidamente se espalharam pela Europa e
Estados Unidos e foram incorporados aos preceitos educacionais do filósofo John
Dewey (1859-1952).
• Segundo
ARCE,
• “Ele
procurava na infância o elo que igualaria todos os homens, sua essência boa e
divina ainda não corrompida pelo convívio social”.
• Contribuições
• Educação
para crianças menores de 7/8 anos.
• Brincadeiras
são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem e não somente diversão.
• As
brincadeiras constituem-se em um modo de criar representações do mundo concreto
com a finalidade de entendê-lo.
• Por
meio de brinquedos que desenvolveu depois de analisar crianças de diferentes
idades, Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de
habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas.
Fonte: GADOTTI, Moacir. História
das Ideias Pedagógicas.
6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
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